Equipa do projecto “+Próximo” esteve na Cáritas Diocesana do Algarve
Foi uma oportunidade para partilhar um projecto que está em ebulição e que visa chegar a todos os lugares. “+ Próximo” não esconde as suas ambições e avança no terreno partilhando uma ideia de proximidade que está longe de ser uma novidade mas que pela primeira vez se apresenta como uma proposta de acção para a organização da pastoral social na Igreja Católica.
No Algarve reuniu com a direcção da Cáritas Diocesana. Num ambiente que foi de comunhão ouviram-se e debateram-se ideias. “Trata-se de um projecto muito interessante que vem ao encontro de uma necessidade da Igreja. Ouvimos o que a equipa tinha para dizer e vamos agora estudar a forma de implementação”. Foi desta forma que Carlos Oliveira, presidente da Cáritas Diocesana do Algarve recebeu a equipa do projecto “+ Próximo”. Uma reunião que vem ao encontro de uma metodologia que se quer de implementação passo-a-passo e que dá lugar a um processo que vem da vontade e da realidade partilhada por todos ao longo dos anos.
Este processo que quer dar uma resposta concreta à realidade vivida nos terrenos locais, nomeadamente, nas paróquias é um processo que permitira tirar todo o proveito de uma característica de “capilaridade” que está na natureza da Igreja Católica e que lhe permite ser não apenas observador privilegiado mas, principalmente, desempenhar de forma eficaz a sua missão caritativa.
Toda a equipa envolvida nas várias dimensões deste projecto está disponível para apoiar as diferentes Cáritas Diocesanas indo ao seu encontro e debatendo juntos a melhor forma para dar continuidade a este projecto.
Foto: Cáritas Portuguesa