Estudo Social apresentado em Vila Real
“É preciso criar uma pastoral de conjunto que permita o trabalho em rede para a verdadeira partilha de bens e recursos”. D. Amândio Tomás, Bispo de Vila Real, encerrou com estas palavras a terceira apresentação pública do projeto: “Estratégia para a promoção do emprego e a dinamização do desenvolvimento local enquanto esteios da inclusão social”. Co-finaciado pelo Programa Operacional da Assistência Técnica/Fundo Social Europeu este projeto é promovido pela Cáritas Portuguesa e executado pela IPI, Inovação, Projectos, Iniciativas.
Nesta apresentação em Vila Real, acolhida pela UTAD – Escola das Ciências da Educação, estiveram presentes o presidente da Cáritas Portuguesa, Eugénio Fonseca, o vice-presidente da IPI, António Pinheiro. Na assistência estiveram várias entidades locais que tomaram conhecimento dos objetivos deste “Estudo Social”, forma pela qual é mais vulgarmente designado.
Para todos é uma evidência a urgência da criação de redes que evitem a duplicação de esforços e a repetição de análises e diagnósticos que são já conhecidos de todos mas que se apresentem estratégias e caminhos de futuro que deem resposta às novas dificuldades do mercado de trabalho.
Com esta terceira apresentação pública do projeto ficou terminada a primeira etapa esperando-se agora o passo seguinte que se espera resulta na apresentação prática de pistas de orientação e que estas sejam aplicadas no momento de se tomarem novas decisões, nomeadamente, entre os que têm nas mãos o poder político e a capacidade de implementação.