Famílias da Madeira recebem novas casas
13 habitações na zona da Serra de Água foram construídas com o apoio da Cáritas. Dois anos de pois vitimas das enxurradas de 2010 na freguesia da Serra de Água, a leste do Funchal, receberam novas habitações. Com o apoio da Cáritas Diocesana do Funchal a cerimónia de entrega das habitações foi no dia 19 de desembro com a presença de muitas das principais entidades da Madeira.
Este é um empreendimento público (Instituto de Habitação da Madeira) que contou com donativos da Igreja Católica, através da Caritas Diocesana, no valor de um milhão de euros. As habitações, inauguradas pelo presidente do Governo Regional, Alberto João Jardim, visam o realojamento definitivo das famílias que viram as suas casas destruídas ou irremediavelmente danificadas pelo temporal de 20 de fevereiro de 2010.
O montante entregue pela Cáritas resultou, na sua maior parte, da Campanha Nacional promovida pela organização católica de solidariedade e ajuda humanitária. A decisão de apoiar o projeto do Instituto de Habitação da Madeira respeita, segundo os responsáveis da Diocese do Funchal, a “vontade expressa de muitos benfeitores”.
O temporal de há dois anos na ilha da Madeira atingiu sobretudo os concelhos do Funchal, Santa Cruz, Câmara de Lobos e Ribeira Brava, causando, segundo os dados oficiais, 43 mortos, seis desaparecidos, 1200 desalojados e prejuízos materiais avaliados em 1080 milhões de euros.