Cáritas Portuguesa participa em encontro europeu sobre políticas europeias
“Fazendo a ponte entre as política e as práticas”
Como construir politicas europeias que sejam capazes de responder às realidades sociais dos diferentes países da Europa. Para responder a este desafio a Cáritas Europa promoveu em Valveek, na Bélgica, um encontro de formação onde estiveram 39 delegados, de 18 países entre os quais esteve um representante de Portugal.
João Pereira, do Departamento Internacional da Cáritas portuguesa, esteve neste encontro do qual sublinhou “a importância de se encontrarem metodologias que ajudem as Caritas nacionais a fortalecer o seu trabalho de influência política”. Funcionando em sessões formativas que incidiram sobre temas como “politica social, cooperação internacional ou migrações”, os participantes procuraram respostas para a forma como as instituições devem exercer o seu papel de advocacia junto das estruturas europeias.
Neste sentido, foi apresentada uma caixa de ferramentas sobre política social e foram apresentadas as propostas da Cáritas Europa relativas à reforma do sector da ajuda humanitária. Como recomendação saiu sublinhado deste encontro a necessidade da Comissão Europeia assegurar a continuidade do plano de acção em matéria de Ajuda Humanitária previsto até 2013. Pede-se também aos Estados Membros que encontrem mecanismos independentes de revisão anual dos seus compromissos e que incluam referências à estratégia de ajuda humanitária nos seus documentos e politicas nacional, bem como, no contacto com países onde essas estratégias não existem. Às Organizações Não Governamentais é pedido, por sua vez, que monitorizem os Estados Membros e se relacionem com as plataformas nacionais.
Este encontro serviu, ainda, para preparar a elaboração do segundo relatório de acompanhamento da estratégia europeia 2020 que pretende dar uma visão das diversas Cáritas nacionais relativamente à implementação deste processo. No final de 2011 foi apresentada um primeiro relatório com propostas dirigidas às instituições europeias.