“Future without hunger”
“Future without hunger” – Causas, Efeitos e Medidas de prevenção. É com este tema que se realiza o simpósio internacional que se propõem reflectir e debater o problema da fome no mundo olhando às suas causas e consequências mas também perspectivando caminhos de futuro. Promovido pela Cáritas Europa, em parceria com a Cáritas da Áustria, onde se realiza o Congresso, nos dias 1 e 2 de Junho. A Cáritas portuguesa vai estar presente neste Congresso.
Kofi Annan, antigo Secretário geral da ONU, abre o simpósio sobre fome, segurança e sustentabilidade alimentar. Uma intervenção sobre a injustiça dos sistemas globais e o seu impacto sobre a fome no mundo na qual Kofi Annan falará ainda sobre as mudanças que serão necessárias realizar por parte dos principais agentes. A abrir os trabalhos deste Simpósio estará também Kristalina Georgieva, Comissária Europeia com responsabilidades na cooperação internacional, ajuda humanitária e resposta a situações de crise.
Depois destes, muitos outros nomes se seguem no programa deste simpósio que junta várias figuras políticas com diferentes níveis de intervenção e responsabilidade política, social e religiosa – 31 especialistas vindos de 19 países. Entre os participantes estará a portuguesa Isabel Jonet, nomeada presidente da Federação Europeia dos Bancos Alimentares Contra a Fome, que irá integrar a mesa redonda que encerra este Simpósio, sobre o tema “um estilo de vida sustentável – uma oportunidade para travar a fome?”
A cada 12 segundos uma criança morre devido a problemas causados pela desnutrição. Milhões de crianças sofrem consequências graves no seu desenvolvimento com impactos permanentes na sua vida devido à má alimentação.
Todos os dias milhões de famílias lutam para conseguir alimentos para garantir a subsistência do seus filhos. No entanto, ao mesmo tempo, assiste-se a um movimento crescente de especulação e inflação ao nível dos preços.
Por entender que este Simpósio e os seus conteúdos merecem toda a sua atenção a Cáritas Portuguesa estará presente nesta iniciativa representada por José Manuel Cordeiro, membro da direcção e Hélder Afonso, Coordenador do Apoio Social da Cáritas Diocesana de Vila Real.
Foto: Future without hunger