Haiti, 2 anos depois
No Haiti, dois anos após o terramoto de 12 de Janeiro, a rede Caritas mantém o seu empenho em ajudar as pessoas afectadas pelo desastre. Esta tragédia causou 230.000 mortes e afectou mais de três milhões de pessoas, destruindo inúmeras infra-estruturas nas áreas mais atingidas.
Com a generosidade dos portugueses a Cáritas Portuguesa conseguiu apoiar alguns projectos que estão a ajudar a reconstruir o país e a melhorar as condições de vida das pessoas afectadas.
Após contribuir com abrigos temporários, alimentação e água, durante a fase de emergência, a Cáritas Portuguesa visitou o Haiti em Fevereiro de 2011, um ano após o sismo. Esteve perto das populações, visitou acções em curso e contactou com vários parceiros. Ainda durante o ano passado, iniciou um projecto de construção de um centro de formação em Port-au-Prince. Na data que assinala dois anos, a Direcção da Cáritas Portuguesa decidiu reforçar o apoio a um projecto de reconstrução de 20 habitações, que está a ser desenvolvido pela Cáritas da Suíça, bem como o apoio a um centro de saúde no sul do país.
A rede Cáritas mantém a sua actividade de apoio à reconstrução, proporcionando melhores condições de habitação, promovendo o sustento das famílias, combatendo a cólera e reconstruindo escolas. A acção da Cáritas Portuguesa faz parte deste movimento que vai continuar por mais algum tempo.
Leia aqui a carta do Presidente da Cáritas Portuguesa ao Director Nacional da Cáritas do Haiti.