Cáritas de Beja inaugura nova sede
A Cáritas Diocesana de Beja inaugurou quinta-feira, 2 de Fevereiro, a sua nova sede, localizada no centro histórico da cidade. A cerimónia contou, entre outras, com a presença do Ministro da Solidariedade e Segurança Social, Pedro Mota Soares e do bispo da diocese, D. António Vitalino Dantas.
A nova sede da instituição representou um investimento de quase 1,3 milhões de euros, valor suportado pelos fundos comunitários do InAlentejo – Programa Operacional do Alentejo (financiamento de 80% do valor total, mas que ainda pode chegar aos 85%) e por verbas próprias da Diocese de Beja.
Além de melhores condições de trabalho para os 37 colaboradores assalariados e os 35 voluntários da Cáritas de Beja, as novas instalações vão também permitir à instituição diocesana alargar o seu leque de actividades de carácter social junto dos mais carenciados.
A principal novidade será a nova comunidade de inserção social para sem-abrigo, que contará com uma unidade de alojamento com 24 camas. “Já temos o refeitório social para pessoas sem-abrigo, mas depois estas pessoas não têm onde ir dormir, o que dificulta a sua reinserção na sociedade. Ora o que pretendemos é ter um espaço para alojar estas pessoas e assim podermos fazer um trabalho com eles, dar-lhes mais competências e encontrar caminhos para a sua reinserção social”, explica Teresa Chaves.
Ao mesmo tempo, a Cáritas de Beja vai aproveitar as novas instalações para criar um centro de dia, que terá capacidade para acolher 15 pessoas, sobretudo idosos que a instituição já apoia no dia-a-dia ao domicílio. “Há muitos idosos que vivem completamente sós e necessitam de um espaço onde possam estar durante o dia, para conviverem e fazerem alguns trabalhos, de modo a poderem também sentir-se úteis e estarem ocupados”, justifica.
As novas instalações vão ainda possibilitar à Cáritas Diocesana colocar em funcionamento um cyber espaço para acções de formação para colaboradores, voluntários ou utentes na área das novas tecnologias, assim como permitir à instituição pedir a revisão do acordo para o refeitório social junto da Segurança Social.