Portugueses respondem com solidariedade
Sem grande surpresa mas, sempre, com um renovado sentimento de gratidão a Cáritas Portuguesa verifica que os portugueses são solidários com que necessita.
Depois dos dias de muita ansiedade e de grande destruição é tempo de colocar os pé no chão e perceber de que forma se poderá minorar as dificuldades que este fogo trouxe para muitas famílias. As Cáritas diocesanas do Funchal e do Algarve apresentaram já a sua disponibilidade para apoiar na fase que se segue que é primeiro de avaliação e de levantamento das necessidades. Calcula-se que uma grande fatia dos contributos dados pela Cáritas Portuguesa e por todos os portugueses seja aplicada na recuperação de habitações, reparações, mobiliário e electrodomésticos. Todo este trabalho será feito em colaboração com as autoridades nacionais e locais.
Durante os dias em que os fogos estiveram activos várias equipas de voluntários da Cáritas estiveram presentes dando apoio quer as populações quer aos bombeiros que necessitaram de alimentação e água para poderem fazer o seu trabalho.