“Cónego José M. Serrazina”
No próximo dia 8 de Julho a Editorial Cáritas apresenta ao público a obra “Cónego José M. Serrazina”. A apresentação do livro será no Centro Comunitário Pastoral da Benedita, às 17h, com a presença do Cardeal Patriarca, D. José Policarpo e o presidente da Cáritas Portuguesa, Eugénio Fonseca.
“Cónego José Serrazina” é a obra que agora se apresenta o público e que dá a conhecer aspectos da vida do Cónego José Mendes Serrazina. Esta obra resulta do testemunho dado pela sua família e que compõem toda a sua primeira parte bem como um breve curriculum vitae e uma bibliografia dos trabalhos do próprio.
Numa segunda parte da obra surgem depoimentos de leigos, sacerdotes e membros do episcopado, são várias as pessoas que partilham aspectos particulares da sua convivência com este homem que marcou vidas. Revelam-se também vivências e acontecimentos que de outra forma se perderiam no tempo e na memória de quem com ele as viveu.
Este é um livro que recorda ainda as palavras e o pensamento do próprio Pe. Serrazina. Através da recuperação de textos de sua autoria traz-se novamente para a luz do dia o seu modo de pensar a acção social da Igreja e a pastoral familiar.
Natural da Benedita, concelho de Alcobaça, José Mendes Serrazina, desenvolveu um trabalho intenso nos Seminários do Patriarcado de Lisboa, na Acção Católica, na pastoral familiar e social marcando a vida de muitas famílias e pessoas como orientador espiritual. Natural de uma comunidade cristã com um dinamismo cristão muito forte desde novo que sentiu de forma determinada a sua vocação sacerdotal. Durante toda a suas vida manteve uma ligação muito estreita à sua terra e à sua família e, por isso, se ter escolhido a Paróquia da Benedita para a apresentação publica desta obra. Nos anos sessenta o Cónego Serrazina desempenhou um papel fundamental no processo de desenvolvimento comunitário na Benedita e na criação, em 1964, do Instituto Nossa Senhora da Encarnação – Cooperativa de Ensino e Cultura.
Foto: Cáritas Portuguesa