“Quereis oferecer-vos a Deus?”
No próximo dia 15 de Junho, o presidente da Cáritas Portuguesa participa no Simpósio Teológico promovido pelo Santuário de Fátima. Uma iniciativa que está integrada nas comemorações do centenário das aparições de Nossa Senhora em Fátima. Eugénio Fonseca, fala de voluntariado num painel com o tema “Entrega de si e autorrealização: possibilidades e equívocos”.
O ano de 2012 é o segundo ano do itinerário temático, proposto pelo Santuário de Fátima, que culminará em 2017, data comemorativa do centenário das aparições de Nossa Senhora em Fátima.
Pretende continuar-se a aprofundar os principais temas da Mensagem de Fátima, na sua densidade histórica como no seu irredutível mistério de fé, procurando, ao mesmo tempo, a sua actualidade, a sua pertinência e as metodologias de celebração e anúncio mais adequadas à sua recepção no mundo de hoje.
Ao longo de 2012, o Santuário de Fátima convida crentes e não crentes a escutar e a procurar responder à pergunta que, no dia 13 de Maio de 1917, o pastorinho Francisco e as pastorinhas Jacinta e Lúcia escutaram vinda do Céu: “Quereis oferecer-vos a Deus?”.
Neste contexto realiza-se nos próximos dias 15, 16 e 17 de Junho o Simpósio Teológico, no Santuário de Fátima. “Quereis oferecer-vos a Deus? – Horizontes contemporâneos da entrega de si” é o tema definido pela comissão organizadora, convergindo, assim, para o núcleo temático que dinamiza a missão do Santuário de Fátima ao longo do ano.
A questão “Quereis oferecer-vos a Deus?” não é, hoje, claramente, uma questão confortável. Terá ainda lugar e sentido, no tempo do humanismo secular, pensar a oferta de si a Deus? A complexidade teológica, religiosa, antropológica, social, existencial e ética da questão solicita, necessariamente, uma abordagem multidisciplinar.
O Simpósio reúne um grupo de especialistas vindos de Portugal, da Espanha, da França, da Bélgica e dos Estados Unidos para dinamizarem os trabalhos, com os seus contributos específicos. Ao longo de três dias, pretende-se escrutinar a forma como hoje se compreende e realiza o oferecimento de si, os seus limites e dimensões; as suas possibilidades e equívocos; os seus fundamentos e razões.
Texto original e mais informações: Fátima 2017 – Centenário das Aparições