“Um dos mais notáveis no presbitério de Lisboa”
Um homem de “total disponibilidade” e “com uma criatividade sem limites”. Com estas palavras recordou D. José Policarpo a pessoa do Cónego Serrazina. Recordando os muitos anos de relacionamento pessoal com aquele foi o seu “perfeito” Seminário de Santarém (integrado, então, no Patriarcado de Lisboa).
O Cardeal Patriarca de Lisboa evocou, em tom coloquial, a forma como os dois conviveram ao longo de muitos anos, até porque eram naturais de localidades quase vizinhas e sublinhou a vivência de momentos de enorme dificuldade, em especial na crise do Seminário dos Olivais, no final dos anos sessenta. A par das características já referidas D. José recordou ainda o Cónego Serrazina, pelo «o estudo e reflexão sobre cada uma das áreas a que se dedicava”. Entre estas, salientou o laicado, com realce para a Acção Católica, a Pastoral Familiar e a Pastoral Social.
Para além de D. José Policarpo estiveram também presentes o P. Armindo Reis, que explicou a razão de ser do livro e a maneira como foi elaborado. “O livro resultou da consciência da acção extraordinária do Cón. Serrazina, tanto na freguesia de Benedita como na história da Igreja em Portugal, durante segunda metade do século XX”.
A presença de muitos familiares deu a este momento de lançamento do livro “Cónego José M. Serrazina” um espírito de homenagem que ficou marcado pelas palavras de António Serrazina Mendes, seu familiar. António Serrazina salientou a profunda inserção do Cónego Serrazina dentro da sua família e do seu lugar de origem, com abertura permanente à família universal.
A apresentação da obra foi feita por Acácio F. Catarino, da Editorial Caritas, que concluiu a sua intervenção com uma citação de D. José Policarpo, incluída no prefácio: “O Cónego Serrazina foi um dos membros mais notáveis do presbitério de Lisboa na segunda metade do século XX”. Eugénio Fonseca, presidente da Cáritas Portuguesa, também esteve presente e sublinhou o papel determinante que o Cónego Serrazina desempenhou na renovação da Pastoral Social, particularmente como Assistente da Cáritas Portuguesa.