“+Próximo” avança por todo o país
Aos poucos o projeto “+ Próximo” vai dando sinais da sua vitalidade e implementação um pouco por todo o país. Uma a uma as dioceses vão-se organizando e promovendo ações de formação que colocam em andamento este que é considerado um processo de mudança na ação social da Igreja.
Exemplo disto mesmo foi a ação promovida pela Cáritas Diocesana de Setúbal, no último sábado, dia 22 de Setembro, onde um grupo de 16 pessoas participou na formação sobre o conteúdo “Ação Social na Paróquia”. Este é o primeiro passo de uma formação alargada que tem como último objectivo “fazer caminho na estruturação de um modelo nacional para a intervenção social de proximidade”. O projecto “+Próximo” vem, assim, reforçar “a formação das pessoas, das comunidades e instituições católicas locais” que promovem o desenvolvimento social.
Na visão dos responsáveis do projeto “+Próximo” o conteúdo destas formações faz a síntese da muita documentação que existe sobre este assunto etem, por isso, a particularidade de ser um elemento comum que congrega informação e conceitos. Esta é a ideia base que está por detrás deste projecto. Recorde-se que o “+Próximo” é um projecto cuja iniciativa parte da Cáritas Portuguesa como proposta para a Igreja.
Iniciativas como esta que aconteceu em Setúbal e que se estão a repetir noutras dioceses do país dirigem-se a todos os agentes sociais que estão integrados em comunidade paroquiais ou outros organizamos de ação social.