Cáritas de Santarém tem nova direção
Túlia Sá Correia, é a nova presidente da Cáritas Diocesana de Santarém. Uma mulher que conhece bem o trabalho da Cáritas nesta diocese e cuja nomeação foi recebida com naturalidade e expetativa. A sua apresentação foi feita na manhã do dia 26 de janeiro, pelo Bispo da diocese, D. Manuel Plínio. No seminário diocesano, uma sala cheia de representantes de todos os grupos Cáritas que promovem a ação social nas paróquias, a nova direção foi apresentada e deixou clara a sua vontade de ir mais longe neste trabalho e assumiu o desejo de implementar em todas as paróquias um grupo que de ação social.
Este encontro no Seminário Diocesana de Santarém contou com a presença de membros da Cáritas Portuguesa que fizerem a apresentação do projeto “+Próximo”. Trata-se de uma iniciativa nacional que pretende organizar o trabalho social da Igreja. Para isto, os responsáveis do “+Próximo” apostam na formação dos agentes pastorais e num trabalho de grande proximidade promovendo, assim, a realidade local e a procura de resposta vindas da própria comunidade. A intenção da Cáritas é, através, da sua rede nacional promover a criação de um modelo nacional que permita à Igreja uma resposta concreta e fiel às necessidades das famílias que mais precisam. A isto se chama a “capilaridade” da Igreja, ou seja, se em todas as paróquias houver uma ação social coordenada será possível conhecer melhor a realidade social de todo país e encontrar sempre novas respostas sociais. Esta dinâmica coloca a Igreja na linha da frente da defesa dos direitos humanos e na promoção de uma cidadania ativa, próxima e cooperante.
No atual contexto são ainda mais evidentes as necessidades de um trabalho de coordenado entre todos os organismos que são interlocutores e que, na Igreja, são o rosto visível da ação social. Esta ideia saiu sublinhada da intervenção de todos os que estiveram presentes neste encontro de agentes socio-pastorais da diocese de Santarém, nomeadamente por D. Manuel Pelino.