Cáritas Europa: austeridade gera nova pobreza
Foi hoje apresentado pela Cáritas Europa um relatório sobre o impacto da crise e das medidas de austeridade nos chamados “países intervencionados”. Este relatório, que teve a participação da Cáritas Portuguesa, aponta alguns dos principais efeitos da crise económica e das medidas políticas tomadas para enfrentá-la bem como algumas recomendações que resultam da experiência de cada Cáritas junto da população.
A sua principal conclusão resulta num alerta desta Organização para o facto de as medidas de austeridade, como solução principal para o combate à crise, estarem a provocar efeitos negativos junto da população arrastando muitas famílias para novas situações de pobreza. A Cáritas Europa e os países que participaram neste relatório defendem que é necessário encontrar-se medidas alternativas à austeridade e alertam para os efeitos negativos junto da população mais carenciadas e dentro desta destacam-se as crianças.
O lançamento foi feito hoje pela Cáritas Europa, em Dublin e está relacionado com a presidência rotativa da União Europeia.