Cáritas pede agenda para “pós OMD”
Representantes e responsáveis de 49 organizações da Cáritas na Europa, entre elas a Cáritas Portuguesa, solicitam ao Conselho Europeu que mostre um compromisso claro – em sua próxima reunião de 27-28 de Maio de 2013 – no combate a pobreza em todo o mundo. Reunidos em conferência regional, em Bruxelas nos dias 23 e 24 de maio, os responsáveis da Cáritas insistem para que a UE mostre responsabilidade no combate à pobreza no quadro pós “Objetivos de Desenvolvimento do Milénio” (ODM)
“A fome e a má nutrição são as manifestações mais reais e cruéis da pobreza. Portanto, a Cáritas Europa apela à União Europeia para que defenda uma alimentação adequada para todos, como um objetivo superior no futuro Quadro de Desenvolvimento. A Cáritas Europa reunida em Conferência Regional insta a União Europeia, as suas instituições e os Estados-Membros, para que garantam um enquadramento que torne possível um futuro sem fome.
“Incentivamos uma mudança de paradigma onde a dignidade humana e o desenvolvimento humano integral, dentro dos limites ambientais, permita aos mais pobres e aos mais desprotegidos e marginalizados participar e viver em sociedade capazes de cuidar do outro e que tenham uma economia sustentável e equitativa.
“A Cáritas Europa apela a todos os Estados europeus para que cumpram o seu papel e a sua responsabilidade no combate à pobreza e à marginalização num mundo em mudança”. Sublinha, ainda, que este é o momento para se definir um reforço da dimensão social da mesma forma que está a ser feito para outras dimensões como são a política, económica e financeira.
Recorde-se que a comunidade internacional caminha para um momento importante na história da cooperação internacional. Com o fim dos Objetivos de Desenvolvimento do Milénio (ODM) em 2015, uma nova agenda tem de ser concebida, como expressão do compromisso contínuo para combater a pobreza e proporcionar dignidade humana de cada cidadão do mundo. Os primeiros passos na formação da posição europeia serão assumidos na próxima semana na Reunião do Conselho de Relações Exteriores (FAC), que terá lugar em 27-28 maio 2013. Por isto, a Conferência Regional da Cáritas Europa, em Bruxelas, insiste sobre o papel e a responsabilidade da União Europeia no combate à pobreza e à marginalização num mundo em mudança.