Visita ao agrupamento de escolas Aristides Sousa Mendes
A Cáritas Portuguesa visitou o Agrupamento de Escolas Aristides de Sousa Mendes, na Póvoa de Santa Iria, em Lisboa. A visita integrou-se no programa de estudo da disciplina de geografia do 9º ano, onde se lança aos alunos o desafio: “Encontro com uma Organização Não Governamental”
Os alunos promoveram uma campanha solidária a favor de angariação de fundos para apoio às famílias portuguesas que passam por momentos difíceis, no atual contexto de crise económico-social. “Os donativos, simbólicos, dos vários elementos da comunidade educativa, foram fruto de pequenos atos diários de desprendimento e sacrifício pessoal – evitar o consumismo para dar aos outros, mais necessitados”, explicou Manuela Bento uma das professoras envolvidas nesta iniciativa.
Ruben, um dos alunos que esteve envolvido nesta iniciativa testemunhou o interesse de todos os colegas em participar e a forma como todos se sentiram que desta forma estavam a contribuir para que haja famílias que possam ser ajudadas a resolver alguns dos seus problemas. Neste encontro conversou-se ainda sobre o significado de “cidadania”, “solidariedade” e “voluntariado”.
Carlos Grade, da direção da Cáritas Portuguesa, sublinhou a importância de estar com estes jovens na medida em que é nesta faixa etária que se mudam mentalidades e se deixam sementes que vão com toda a certeza dar frutos no futuro. “Eu gostava que a Cáritas pudesse fazer uma visita destas todas as semanas” afirmou Carlos Grade.
{phocagallery view=category|categoryid=18|limitstart=0|limitcount=0|detail=6}