Crise: que resposta pode a Europa dar?
A Cáritas Portuguesa participa hoje no encontro europeu que se realiza em Bruxelas e que reúne um conjunto alargado de responsáveis políticos, académicos e representantes de organizações que trabalham na linha da frente dando respostas diretas à população em situação de pobreza. Na agenda deste encontro está, naturalmente, a atual situação económica, financeira e social da europa. Os trabalhos começaram com as intervenções de Joost van Iersel, presidente do Comité Europeu para a estratégia Europa 2020 e de Jorge Nuño, Secretário-Geral da Cáritas Europa.
José Manuel Cordeiro, membro da direção da Cáritas Portuguesa fará uma intervenção na 3ª sessão deste encontro, no painel que debate a respostas que poderá a Europa dar face ao agravamento da situação de crise em que se encontra. Como deve a União Europeia (UE) responder ao agravamento da situação social nos Estados Membros mais afetado pela crise? Os mecanismos de estabilização da UE estão a tornar a situação melhor ou pior? Estas e outras questões serão abordadas num painel onde participam também representantes da Irlanda e da Grécia. Déirdre de Búrca, responsável pelas Políticas Sociais da Caritas Europa e que esteve também à frente da apresentação do Relatório Europeu recentemente apresentado, em Dublin.
Recorde-se que este relatório, que será apresentado em Portugal no inicio do mês de março, analisou os efeitos negativos das medidas de austeridade nos chamados “países intervencionados” deixando alertas para a necessidade de serem adotadas medidas alternativas para o combate à crise sob perigo de se aumentarem os risco de pobreza nos referidos países.