Dia mundial de oração pela paz
O Papa Francisco convidou todas as comunidades católicas a viverem no próximo dia 7 de setembro um Dia Mundial de Oração e Jejum pela “paz na Síria, no Médio Oriente e em todo o mundo”. Neste dia o Papa Francisco vai celebrar com milhares de peregrinos uma noite de vigília pela paz, na Praça de São Pedro.
“Vamos reunir-nos em oração e em espírito de penitência, invocando o grande dom da paz de Deus sobre a nação amada da Síria e em cada situação de conflito e violência em todo o mundo”, pediu o Santo Padre no último domingo. “A humanidade precisa destes gestos de paz e de ouvir palavras de esperança.”
O convite do Papa Francisco estende-se a todos, incluindo “os nossos irmãos cristãos não católicos, fiéis de outras religiões e todos os homens de boa vontade, para participar, como puderem, nesta iniciativa”.
O Papa Francisco deseja que esta jornada de oração se traduza num “grito forte a favor da paz” recordando que esta começa em primeiro lugar “no coração” de cada pessoa.
A rede mundial Cáritas junta-se a esta iniciativa pedindo todos os seus colaboradores voluntários e apoiantes para que no próximo dia 7 de setembro se juntem também a este dia de oração.
A crise na Síria é atualmente o maior desafio humanitário que o mundo enfrenta. A Caritas Internacionalis tem assumido, através das suas equipas locais, um trabalho incansável na Síria e nos países vizinhos, onde já existem 2 milhões de refugiados. Atualmente a Caritas oferece comida, abrigo, saúde e apoio psicológico aos refugiados.
Desde o início da crise, em março de 2011, a Caritas Síria ajudou 25.000 pessoas e 5.000 crianças na Síria. Todas as Cáritas dos países vizinhos têm apoiado diretamente este trabalho de apoio aos refugiados e vítimas do conflito.