Filipinas: ajuda chega a 500 mil pessoas
Um mês depois do tufão que devastou as Filipinas e as regiões vizinhas o programa de emergência da Cártias Internationalis, levado a cabo pela Cáritas das Filipinas, já providenciou apoio direto a 350.000. As Filipinas foram fustigadas pelo tufão Haiyan, a 8 de Novembro que deslocou 4,4 milhões de pessoas, destruiu mais de um milhão de casas e matou 4.000. No total, mais de 12 milhões de pessoas foram afetados. este foi um dos maiores desatstres naturais dos últimos anos.
As ações deste programa, com um orçamento de 4,9 milhões de euros, permitem apoiar as populações deslocadas através de abrigos de emergência, do abastecimento de água potável, e da distribuição de kit’s alimentares. A Cáritas Portuguesa enviou já um contributo de 25.000,00 € que permite apoiar 280 destas famílias. para além desta verba e atraves da campanha “Cáritas Ajuda Filipinas” a Cáritas irá continuar a apoiar estas famílias que tiveram de recomeçar as suas vidas. Esta ajuda está a ser feita através da rede internacional Cáritas.
Também o Santuário de Fátima anunciou que vai enviar “em breve”, através da Cáritas, a quantia de 25 mil euros para “apoio às necessidades mais prementes”. “O Santuário de Fátima solidariza-se com os sobreviventes e lembra sobretudo as crianças afetadas pelo tufão e pede a Deus para que, pela intercessão de Nossa Senhora, se sintam por Ela confortadas”, escreve o padre Carlos Cabecinhas, reitor do Santuário de Fátima. Neste sentido, o Santuário divulgou já que os ofertórios nas celebrações de Natal, Ano Novo e Epifania, entre 24 de dezembro e 5 de janeiro serão também conduzidos para o apoio ao povo filipino.