Formação de integração de colaboradores Cáritas
Proporcionar a todos os colaboradores da Cáritas uma ideia clara “do sentido do seu caminho e direção” este foi o primeiro objetivo da ação de formação de integração de colaboradores da Cáritas, promovida recentemente, em Fátima. Contribuir para a coerência e partilha duma visão comum entre os colaboradores, no âmbito da rede Cáritas em Portugal.
A identidade da Cáritas deve constituir a chave de leitura da realidade social, da organização da Cáritas e da clarificação das funções permanentes, integrando-as nos planos e projetos específicos de cada Cáritas Diocesana. Assim, coloca-se o desafio de reforçar o trabalho local e a necessidade de proceder a adaptações nos perfis e competências, assim como nos sistemas de trabalho e nas estruturas, tanto nas Cáritas Diocesanas como na Cáritas Portuguesa.
A motivação principal do processo de integração e formação, encontra-se na necessidade, tantas vezes manifesta, da vontade de aprofundar; no enriquecimento duma cultura de serviço através duma rede local, nacional e mundial. O mundo muda e as nossas respostas têm que mudar também.
Os mais de 40 participantes fizeram uma avaliação positiva deste encontro sublinhando a importância e pertinência dos temas abordados. Segundo a avaliação, feita no final do encontro, a tulidade pratica dos conteúdos bem como a forma clara como foram abordados fizeram deste um bom momento de formação que, segundo dizem, deve ser alargado a outros colaboradores da rede nacional.