Peditório Público: resultado revela dificuldades da população
Entre os dias 28 de fevereiro e 3 de março, a Cáritas realizou em todo o país o seu peditório público anual. Trata-se de uma iniciativa que integra a Semana Nacional Cáritas e que tem em vista a angariação de fundos para a resposta às solicitações de apoio social que chegam às cada Cáritas Diocesana. Mais de 5 mil voluntários estiveram envolvidos nesta campanha que percorreu as ruas, comunidades paroquiais e diversas superfícies comerciais
296.126,38 euros foi o resultado final deste Peditório revelando um valor ligeiramente (cerca de 1%) abaixo em relação ao valor do ano anterior. Recorde-se que durante o ano de 2012 mais de 56 mil famílias solicitaram apoio à instituição e, a nível individual, mais de 158 mil pedidos de ajuda em território nacional. Dados de janeiro de 2013, registam cerca de 10 mil atendimentos, dos quais perto de 2 mil foram “novas situações”. Entre as problemáticas atuais o destaque vai para as questões relacionadas com a habitação e o arrendamento.
A Cáritas continua a acreditar na generosidade dos portugueses que se mostraram muitos solícitos aos apelos dos voluntários mas reconhece como uma evidência as dificuldades e o empobrecimento geral da população. Agradece-se também a todos os voluntários que deram a cara por esta campanha e a todos os portugueses que dentro das suas possibilidades deram o seu contributo.