“A doce violência do amor”
A convite dos Missionários da Consolata, está em Portugal, até dia 26 de Maio, o bispo auxiliar de San Salvador, Gregório Rosa, também presidente da Cáritas de El Salvador e, durante alguns anos, presidente da Cáritas da América Latina e Caribe. Irá participar num conjunto de conferências, por todo o país, onde fará ecoar a voz profética de D. Óscar Romero, com quem conviveu de perto enquanto seu foi bispo auxiliar. Defensor dos pobres e oprimidos, dos camponeses e operários, o arcebispo de San Salvador, Óscar Romero, foi assassinado a 24 de março de 1980, enquanto celebrava a eucaristia. Trinta e três anos após o seu assassinato, o Papa Francisco levanta o véu do esquecimento e volta-se a falar deste bispo que um dia afirmou: “Uma religião de missa dominical e de semanas injustas não agrada ao Deus da vida”.
Nesta passagem por Portugal de D. Rosa Chavez será apresentada uma recolha de breves passagens das homilias de Óscar Romero, com o título: «A doce violência do Amor», que revelam o pensamento e a espiritualidade deste mártir. As suas palavras revestem-se de uma flagrante atualidade e constituirão, com certeza, um estímulo para despertar as consciências e avivar a responsabilidade individual e coletiva na construção de um mundo diferente.
“Não se trata de um livro para ser lido como um romance. Fazê-lo já é entusiasmante, dada a densidade e atualidade do pensamento do arcebispo Romero”, escreve Eugénio da Fonseca, presidente da Cáritas Nacional, prefaciando a obra. Óscar Romero “foi sempre um homem pacífico. Recusava-se a pregar a violência. No seguimento de Jesus, as suas armas foram as da compreensão, do diálogo, do respeito pela diferença, do perdão. Tudo cimentado na força do amor. Foi a violência do amor a única que escolheu para fazer valer os seus ideais de fraternidade e justiça”.
Mais informações em: www.consolata.pt