“Terra Nostra – Capacitação com Raízes”
O projeto “Terra Nostra – Capacitação com Raízes”, é um projeto da Cáritas da Ilha Terceira em parceria com a Cooperativa Bioazórica e o apoio da Escola de Condução Angrense e foi premiado no âmbito do programa EDP Solidária.
A ideia para este projeto partiu do interesse de um grupo de jovens que tem mantido a exploração de um conjunto de terrenos da Caritas da Ilha Terceira, desde janeiro deste ano. Face ao interesse manifestado, o Centro de Desenvolvimento e Inclusão Juvenil desta entidade avançou para a formalização de uma candidatura ao programa EDP Solidária, na vertente Hortas Solidárias, com vista à criação de dois programas formativos na área da agricultura biológica. O primeiro será um programa de sensibilização destinado a 12 adolescentes com idades compreendidas entre os 12 e os 18 anos. O segundo será um programa de formação certificada, destinado a 24 jovens com mais de 18 anos, em dois ciclos formativos e produtivos com a duração de um ano cada. O programa de formação intensiva privilegiará a aquisição de conhecimentos técnicos tendentes à implementação de processos de produção agrícola sustentável, a generalização de princípios de sustentabilidade a outras áreas de vida dos jovens e o reforço de competências transversais (pessoais e sociais) para fazer face aos desafios colocados pelo ritmo e pela (im)previsibilidade inerentes da produção agrícola. Espera-se que a formação contribua, ainda, para criar oportunidades de trabalho para os jovens envolvidos, seja pelo escoamento de produtos, por parte da cooperativa Bioazórica, seja pela venda direta, seja ainda pela prestação de serviços na área agrícola, de forma autónoma, a clientes entretanto angariados, ao longo da duração do projeto.
O projeto “Terra Nostra – Capacitação com Raízes” foi um dos mais de 1200 candidatos e destacou-se pela resposta que pretende dar ao número crescente de jovens desempregados no concelho de Angra do Heroísmo, bem como as elevadas taxas de insucesso escolar, a Cáritas da Ilha Terceira propõem-se com esta iniciativa capacitar jovens desfavorecidos para o trabalho numa horta comunitária, com vista à sua inserção noutras explorações ou para a prestação de serviços autónomos, potenciando, desta forma, a sua integração no mercado de trabalho.