Selo Escola Voluntária
Eugénio Fonseca foi convidado, como “personalidade de reconhecido mérito”, para presidir ao júri que atribui o Selo Escola Voluntária 2012, atribuído no âmbito do Programa Escola Voluntária. Esta é uma iniciativa que o Ministério da Educação lançou em outubro de 2012 juntamente como o Ministério da Solidariedade e Segurança Social. Este programa foi apresentado como um “instrumento de atuação” no âmbito do voluntariado com o objetivo de promover “os valores da cidadania e da solidariedade em meio escola”.
Ao instituir o selo Escola Voluntária o Ministério da Educação quis reconhecer “o contributo dado pelos estabelecimentos de educação e ensino que, através de projetos educativos, valorizam as atividades de voluntariado, fortalecem o envolvimento da comunidade educativa no projeto da escola e da escola na comunidade e que contribuem para o desenvolvimento de laços sociais dentro e fora dela”.
Desta forma, ao atribuir o selo “Escola Voluntária” o júri designado por Nuno Crato, Ministro da Educação, reconhece o “contributo dado pelas escolas que, no âmbito dos seus projetos educativos, valorizam as atividades de voluntariado”.
Presidido por Eugénio Fonseca, do júri fazem também parte: Mário Agostinho Alves Pereira, diretor-geral da Administração Escolar; Fernando José Egídio Reis, diretor-geral da Direção Geral da Educação; Fernanda Freitas, em representação do Ministério da Solidariedade e da Segurança Social e Maria da Luz Rosinha, Presidente da Câmara Municipal de Vila Franca de Xira, em representação da Associação Nacional de Municípios Portugueses.