Semana Nacional Cáritas: peditório público
Entre os dias 28 de fevereiro e 3 de março, a Cáritas realizou em todo o país o seu peditório Público anual. Trata-se de uma iniciativa que integra a Semana Nacional Cáritas e que tem em vista a angariação de fundos para a resposta às solicitações de apoio social que chegam às cada Cáritas Diocesana. Mais de 5 mil voluntários estiveram envolvidos nesta campanha que percorreu as ruas, comunidades paroquiais e diversas superfícies comerciais. Também no domingo, dia 3 de março, o peditório das celebrações eucarísticas é reverte a favor das Cáritas Diocesanas.
A esta altura ainda não é possível ter apurado um valor nacional, no entanto, é sensibilidade dos responsáveis da Cáritas que os resultados poderão refletir as dificuldades sentidas por todos os portugueses. Apesar disto há algumas dioceses que já apresentaram publicamente os resultados do peditório local, nomeadamente, Coimbra e Funchal ainda que também estes sejam resultados provisórios.
No ano de 2012, ao nível nacional, o peditório público teve um resultado 298.266,13 euros. A expectativa é que este ano o resultado possa ser igual ou inferior mas a esta altura é ainda cedo para afirmar isto com segurança.
Recorde-se que durante o ano de 2012 a Cáritas apoio mais de 56 mil famílias solicitaram apoio à instituição e, a nível individual, mais de 158 mil pedidos de ajuda em território nacional. A Cáritas continua a acreditar na generosidade dos portugueses que se mostraram muitos solícitos aos apelos dos voluntários mas reconhece como uma evidência as dificuldades e o empobrecimento geral da população. Agradece-se também a todos os voluntários que deram a cara por esta campanha e todos os portugueses que dentro das suas possibilidades deram o seu contributo.