Advento: A Sagrada Família e a nossa Família
“Caro amigo! Escaparam a um massacre que ameaça a vida do seu filho. Fizeram uma longa viagem desde sua casa até um lugar seguro, mas de exílio, longe de tudo o que conheciam. Como os refugiados sírios ou iraquianos de hoje – como quem foge do conflito no Sudão do Sul e na República Democrática do Congo – a primeira coisa de que a Sagrada Família precisava era de comida. Durante a sua difícil travessia e na sua vida incerta longe de casa, alguém se aproximou deles. Alguém os ajudou a encontrar o pão de cada dia.
Os refugiados vivem hoje na confusa espiral do exílio – cada dia têm que enfrentar novos hábitos, novas dificuldades. Para muitos já era difícil ganhar a vida no seu próprio país. Por isso, num lugar novo, desconhecido, sem relações estabelecidas, lutam arduamente para encontrar trabalho. Têm de encontrar, de alguma forma, alimento para os seus filhos.
A Cáritas chega a famílias que perderam tudo – casa, meio de sustento, bens. Em todo mundo, e após uma emergência, a Cáritas distribui alimentos e depois trabalha com as pessoas ajudando-as a ajudarem-se a si próprias.
Recentemente, no Líbano, a equipa da Cáritas levou comida a um campo de refugiados, perto da fronteira com a Síria, devastada pela guerra. Muitos refugiados sírios decidiram, por fim, deslocar-se a pé para cidades como Beirute. Também, um programa da Cáritas ajudou mulheres refugiadas a criar o seu próprio negócio de confeção e venda de pratos de cozinha tradicional.
Naturalmente, a Cáritas também ajuda famílias que, apesar de não terem sido obrigadas a fugir dos seus lares, enfrentam diariamente a pobreza extrema e a fome. Por isso, em Beirute, as mulheres libaneses também integram o programa de ajuda alimentar.
Um dos principais objetivos da Cáritas é assegurar que os pais conseguem alimentar os seus filhos. “Uma só família humana, alimento para todos” é o tema da campanha contra a fome lançada pelo Papa Francisco em dezembro de 2013. Esta iniciativa é uma ocasião para as Cáritas de todo o mundo se unirem na procura de soluções que possam prevenir e combater a fome, e chegar às famílias mais necessitadas, como a Sagrada Família.
Durante este ano, tem sido emocionante assistir à dedicação e criatividade daqueles que colaboram com a Cáritas nesta luta contra a fome. Entre os programas próprios da campanha, incluímos projetos de sementeiras, no Brasil, de capacitação agrícola na Tailândia, alimentação para os crianças de rua na África oriental, os bancos alimentares na Europa, e muitos outros.
A Sagrada Família é a nossa família. A Cáritas teria ajudado esta família assustada de há dois mil anos. Hoje está a tentar ajudar famílias necessitadas, através do seu contributo. “Uma só família humana” é já realidade, façamos com que “alimento para todos” também o seja.”
Mensagem de Advento de Cardeal Óscar Rodríguez Maradiaga
Presidente de Caritas Internationalis