Campanha de apoio às Filipinas atingue os 100 mil euros
No dia 8 de novembro de 2013 o Tufão Haiyan, atingiu as Filipinas de forma avassaladora. Foi o maior tufão que alguma vez atingiu aquele país e as regiões vizinhas. Mais de 5 mil pessoas morreram e milhões ficaram desalojados. Num país acostumado a este tipo de intempéries ninguém esperava uma tempestade com esta dimensão.
O vento, os cortes na eletricidade, as falhas nas redes de comunicação depressa deram sinal de que este poderia ser um tufão diferente. Assim foi, depressa o medo começou a invadir os corações. “O vento era tão forte que arrancava os telhados das casas”. “Nos dias seguintes quando começamos a perceber a real situação do país e a extensão real dos estragos causados… nunca imaginámos sequer que fosse possível viver uma situação como aquela”. “Depois do tufão, olhando para a cidade, não sabíamos por onde começar!” Estes são alguns dos depoimentos recolhidos pela Caritas Internationalis junto da população local e também junto da própria Caritas das Filipinas.
Desde o primeiro momento a Cáritas das Filipinas começou a providenciar ajuda através das paróquias à medida que o apoio da rede internacional foi chegando.
O esforço da rede Cáritas nesta fase de emergência, chegou a cerca de 500 mil pessoas, faz-se através de abrigo, água, higiene, saneamento, e bens essenciais, concretamente:
- Foram distribuídos packs alimentares a 23.000 famílias (105 mil pessoas)
- 20.000 famílias (100.000 pessoas) apoiadas através de abrigos temporários
- Bens não alimentares (garrafões, utensílios de cozinha, fósforos) para 55.000 famílias (275.000 pessoas)
- Kit’s de higiene para 55.000 famílias (sabão, detergente, escova e pasta dentes, toalhas, papel higiénico e 16 litros de lixívia)
- Apoio psicossocial nas 9 dioceses afetadas (Taytay, Kalibo, San Jose de Antique, Capiz, Jaro, Cebu, Kalbayo, Borongan e Palo)
A Cáritas Portuguesa fez um donativo imediato à Cáritas das Filipinas no valor de 25 mil euros para na primeira fase de emergência. Aberta a campanha “Cáritas Ajuda as Filipinas”, durante quatro meses, foram feitos donativos num total de 100.237,99 euros.
Além desta resposta ao apelo do Papa Francisco “por favor sejam generosos em ações e Ajuda concreta”, a rede Cáritas, no início de Março irá lançar um programa de reconstrução centrado em três eixos: habitação, atividades geradoras de rendimento e redução de riscos e desastres. Será através destes três eixos e em coordenação com a Caritas Internationalis que a Cáritas Portuguesa irá desenvolver a aplicação da verba angariada.
Depoimentos e vídeos e fotografias:
“Foi isso que nos tornou mais fortes” afirma Celestino Martinez Jr, presidente da Câmara Municipal de Bogo Citya. “Em situação de emergência como esta as pessoas recorrem à oração e foi nas igrejas e nos seminários que as pessoas começaram a juntar-se” recorda o Pe. Oscar Florentino, da Cáritas das Filipinas. “O nosso desejo é sair desta situação mais fortes e mais conscientes de que foi a nossa fé e a fé de muitas pessoas que nos deram forças para recomeçar. Agradecemos a todos por tudo o que fizeram por nós”.
“Nos próximos dois ou três anos todas as ações realizadas estão relacionadas com a reconstrução e estamos a falar essencialmente de habitação permanente e de meios de subsistência como será o caso de recuperação de postos de trabalhos e de apoio à formação, por exemplo.
(Fonte: Relatório intermédio de 20 de Janeiro)
Videos:https://www.youtube.com/watch?v=aF4koNmKgjM&list=UUN7MvrHoSqI5RjV-urE1usw&index=14
Fotografias: https://www.flickr.com/photos/27673812@N05/sets/72157637551477753/