Cáritas Portuguesa visita projetos apoiados no Haiti
Quatro anos depois é tempo para voltar ao território do Haiti para o encerramento das ações da campanha “Cáritas Apoia Haiti”. Durante os próximos dias o presidente da Cáritas Portuguesa, Eugénio Fonseca, acompanhado do responsável pelas relações internacionais, João Pereira, visitam os projetos apoiados pelos muitos portugueses que responderam ao apelo da Cáritas Portuguesa nesta campanha internacional. “Cáritas Apoia Haiti” decorreu entre 13 de janeiro e 24 de março de 2010 e, tal como divulgado naquela altura, registou um total de donativos no valor de 1.375.845.77€.
Numa primeira fase, através da Caritas Internationalis, a Cáritas apoiou a compra de 259 tendas que foram distribuídas pelas áreas de Saint Francois de Sales e Hospice Sant Joseph. Foi também prestado o apoio de emergência a cerca de 200 famílias que receberam água potável e alimentos.
Em fase posterior, que agora termina, a Cáritas Portuguesa estabeleceu uma parceria com a ONG CESAL que permitiu desenvolver um projeto de reinserção social e laboral das famílias atingidas pelo terramoto em Cité Militaire. Este projeto incluiu a construção, equipagem e funcionamento de um Centro Técnico de Formação profissional, realização de cursos de formação e criação de uma equipa de gestão que foi assegurada pela paróquia de Notre Dame, de Lourdes.
Ainda no âmbito da campanha “Cáritas Ajuda Haiti” foram construídas 27 habitações resistentes a sismos, com saneamento, nas regiões de Cabaret (20) e de Lêogane, inseridas num projeto de reconstrução que foi dinamizado pela Cáritas da Suíça.
Para além do apoio à reconstrução de habitações particulares e com o apoio financeiro da Diocese do Algarve foi também levada a cabo a reconstrução da infraestrutura eclesial na paróquia de S. Jude e S. Simon, Grand Savane.
Durante os próximos dias a Cáritas Portuguesa visita, então, todos estes projetos apoiados na fase de reabilitação e irá contactar diretamente com a Cáritas do Haiti e com outros parceiros locais com quem celebram no dia 12 de janeiro, em Port-au-Prince, uma celebração eucarística em memória de todas as vítimas e em ação de graças pelas vidas reconstruídas depois do violento terramoto.
recorde-se quem em 12 de janeiro de 2010 o Haiti foi violentamente abalado por um sismo, com uma magnitude de 7.0, no qual mais de 230 mil pessoas morreram e três milhões foram afetados.