Conferência Regional da Cáritas Europa
A Cáritas Portuguesa acompanha os trabalhos da Conferência regional da Cáritas Europa a decorrer na Holanda, na cidade de Soesterberg, desde o dia 20 de maio e até ao dia de amanhã. Como pano de fundo estão algumas preocupações estatutárias que se relacionam com o fim de mandatos na Direção da Cáritas Europa.
O atual presidente, Pe. Erny Gillen, vai deixar o cargo de presidente em 2015, depois de 8 anos de mandato e o secretário-geral, Jorge Nuño Mayer, que está a entrar no último ano do seu primeiro mandato de 4 anos, e para quem o Conselho de Administração irá propor à Conferência para reconduzir Nuno Mayer para um segundo mandato.
Para além desta há outras mudanças que estão previstas para 2015: as Cáritas da Bulgária, Itália, Alemanha e Ucrânia são 5 dos 8 membros da atual direção e o seu mandato terminará em 2015. Por isto, a Conferência terá de eleger cinco novos membros para se juntar às restantes ao Conselho – Cáritas Bélgica, Inglaterra e País de Gales e Cáritas Polónia.
Fora das questões estatutárias a Conferência regional vai refletir sobre o tema “Investir nas pessoas e comunidades, em cooperação com empresas”. O objetivo é olhar para as diferentes formas através das quais Cáritas está a “investir” nas pessoas e comunidades, bem como a forma como a Cáritas pode melhorar a sua atuação na ajuda que presta, colaborando e inspirando-se nas iniciativas do sector privado.