Crowdfunding financia projetos empreendedores
Angariar financiamento para projetos de novos empreendedores é o principal objetivo da plataforma de Crowdfunding que o Novo Banco e a Cáritas Portuguesa acabam de lançar, reforçando assim a parceria existente entre as duas instituições. A plataforma, a funcionar no endereço novobancocrowdfunding.pt, arranca com seis projetos, que vão desde a criação de uma solução para o uso excessivo de sacos de plástico a um negócio de produção de pastel de nata de figo da Índia sem ovos.
As primeiras propostas de negócio submetidas têm origem em Idanha-a-Nova (4), Santarém (1) e Setúbal (1) e os valores de financiamento variam entre os 500 e os 10.000 euros, através dos quais os candidatos a empreendedores poderão concretizar o seu projeto. Num contexto económico e social marcado pelo agravamento das condições de vida dos portugueses, e pelo crescente aumento do desemprego, o “Novo Banco Crowdfunding/Cáritas Portuguesa” vem no seguimento do projeto ‘CRIA(C)TIVIDADE – Franchising Social potenciado pelo Marketing Social’ desenvolvido por aquela organização humanitária.
Iniciado este ano, o projeto visa a inclusão social pela via do empreendedorismo, por forma a autonomizar financeiramente pessoas preferencialmente em situação de desemprego. O objetivo último consiste em gerar emprego de forma sustentada através da replicação de projetos-piloto de franchising social e da criação de micronegócios e atividades por conta própria. Conta para tal com o apoio técnico científico da IPI Consulting Network, sendo co-financiado pelo Programa Operacional de Assistência Técnica/Fundo Social Europeu.
Nesse sentido, foi constituído um Gabinete de Criação e Acompanhamento de Projetos, visando a promoção sustentada e abrangente da difusão do Franchising Social e o apoio a pessoas com interesse e capacidade para a criação de microempresas ou atividades em nome pessoal, designadamente através da realização de experiências piloto espalhadas pelo país.
A iniciativa do Crowdfunding social veio dar resposta à necessidade de encontrar novas formas de participação e de contribuição social, permitindo a qualquer pessoa contribuir para determinada causa através da Internet e coletivamente ajudar a concretizar um projeto, sendo que o Novo Banco assegura 5 por cento do financiamento total.