(Des)Emprego preocupação comum para Cáritas e MTCE
A Cáritas Portuguesa recebeu para uma reunião de partilha da realidade um grupo de representantes do Movimento de Trabalhadores Cristãos Europeu (MTCE). Este grupo encontra-se em Portugal a participar num seminários onde estão em debate as atuais condições do mundo do trabalho, na Europa.
Numa conversa sobre a realidade portuguesa e sobre o trabalho da Cáritas em Portugal, nomeadamente, no que ao emprego diz respeito, este grupo partilhou de algumas das principais preocupações que são comuns a toda a europa: precariedade do trabalho, remuneração, desemprego de longa duração, oportunidade de trabalho para pessoas com mais de 45 anos de idade.
No final do encontro Eugénio Fonseca, presidente da Cáritas Portuguesa, desafiou os presentes a procurarem novas soluções e novas formas de comprometer os governos nacionais nesta luta pela dignidade do trabalho. “O desemprego é hoje um dos grande problemas da nossa sociedade e são bem visíveis, e serão ainda por muito tempo, as marcas deixadas pela crise que atravessou Portugal e os restantes países europeus”, recordou Eugénio Fonseca.
MTCE é uma rede de 20 organizações de trabalhadores de 15 países da União Europeia, assim como da Suíça. É composta de trabalhadores cristãos e fixou o objetivo de criar uma Europa social e justa. A este respeito, o METC está a trabalhar no sentido de tornar um modelo social europeu uma realidade, com base nos princípios fundamentais da dignidade humana, solidariedade e justiça.
O grupo foi convidado a aderir à campanha internacional da Cáritas “uma só família humana, alimento para todos”. Uma campanha global, com o apoio do Papa Francisco, que está a juntar toda a rede Cáritas, em 164 países, num apelo para a erradicação da Pobreza até ao ano de 2025.