Dia Internacional da Caridade
No próximo dia 5 de setembro celebra-se o Dia Internacional da Caridade. O dia foi Proclamado pela Assembleia-Geral das Nações Unidas em 2012, através da Resolução 67/105 que quis, desta forma, “reconhecer o papel fundamental das instituições, governos e pessoas que praticam a caridade e aliviam as crises humanitárias e o sofrimento humano.”
O dia 5 de setembro foi escolhido para coincidir com o aniversário de morte de Madre Teresa de Calcutá, cuja vida e apoio aos mais pobres servem de inspiração para todos os homens e mulheres que lutam por um mundo mais humano.
“Doe tempo ou dinheiro, seja voluntário ou aja com bondade”, pediu o secretário-geral da ONU, Ban Ki-moon, na sua mensagem para o primeiro Dia da Caridade, celebrado em 2013.
A Cáritas não poderia deixar de se associar a esta celebração e vai, neste dia, abrir as suas portas numa iniciativa nacional que pretende dar a conhecer o seu trabalho. “Cáritas Porta Aberta” é um desafio que lançamos a nós próprios”, afirma Eugénio Fonseca, presidente da Cáritas Portuguesa, “queremos partilhar aquilo que somos com todos: os que nos apoiam, os que são apoiados, os que conhecem e os que não conhecem o nosso trabalho. Para nós, Cáritas, esta é também uma forma de darmos graças por aquilo que somos, saindo das nossas fronteiras, tal como nos pede o Papa Francisco.”
{phocadownload view=file|id=12|target=s}