Dia Mundial do Migrante e Refugiado
Por ocasião do Dia Mundial do Migrante e do Refugiado (19 de janeiro), a Cáritas Europa chama a tenção dos decisores europeus para a importância de se fazer uma abordagem europeia da migração que coloque no centro das preocupações a dignidade da pessoa. Isto de acordo com a Carta dos Direitos Fundamentais da UE e todas as normas internacionais de que os Estados-Membros da UE que foram ratificadas durante os últimos 50 anos.
Na sua mensagem para este dia, “Migrantes e refugiados: rumo a um mundo melhor”, o Papa Francisco afirma: “Fugindo de situações de miséria ou de perseguição em vista de melhores perspectivas ou para salvar a sua vida, milhões de pessoas embarcam no caminho da migração e, enquanto esperam encontrar a satisfação das expectativas, muitas vezes o que encontram é suspeita, fechamento e exclusão; quando não são golpeados por outros infortúnios, muitas vezes, mais graves e que ferem a sua dignidade humana. A realidade das migrações, com as dimensões que assume na nossa época de globalização, precisa ser tratada e gerida de uma maneira nova, justa e eficaz, o que exige, acima de tudo, uma cooperação internacional e um espírito de profunda solidariedade e compaixão. É importante a colaboração em vários níveis, com a adoção unânime de instrumentos de regulamentação para proteger e promover a pessoa humana.”
À luz das palavras do Papa Francisco, a Cáritas Europa insiste no seu apelo a todos os órgãos decisores da Europa para que garantam a solidariedade entre Estados membros da União Europeia, bem como entre a Europa e o resto do mundo. Este apelo vai no sentido de que se ultrapassem as palavras no papel como é o que acontece hoje na maior parte das situações.
Durante o período de 2014-2015, a Cáritas Europa irá focar seu trabalho no domínio da migração sobre a proteção da dignidade humana e dos direitos humanos dos migrantes e requerentes de asilo.
recorde-se que o Dia Mundial do Refugiado e Migrante se assinala no p´roximo domingo dia 19 de janeiro e que, em Portugal, a Obra Católica Portuguesa de Migrações, Cáritas Portuguesa e Agência Ecclesia promovem um encontro de formação para agentes sociopastoriais, em Albergaria-aVelha, sobre o tema “Aventuras e Desencantos das Migrações“.