Editorial Cáritas apresenta novo livro
O Núncio Apostólico, D. Rino Passigato e o Prof. Adriano Moreira são duas das presenças confirmadas no lançamento do livro “Maritain e Bento XVI – Sobre a Modernidade e o Relativismo”. Este livro é resultado da dissertação de Mestrado de Diogo Madureira e será apresentado, segunda-feira, dia 7 de julho, às 18:00, na Universidade Católica, em Lisboa, em parceria com o Instituto de Estudos Políticos daquela universidade.
“Até há um certo tempo confiava-se que, no conjunto de temas e assuntos que apoquentam a consciência comum dos Europeus, poderíamos excluir o famoso problema “teológico-político”, explica Miguel Morgado, no texto que prefacia esta obra. “Essa confiança era presumivelmente justificada pelos avanços da história dos povos europeus, pelas novidades filosóficas, pelos progressos científicos e tecnológicos, pelo crescimento económico e a elevação extraordinária dos níveis de vida das populações. Mas, a dada altura, fosse por pressão externa ou interna, as várias teses da secularização começaram a esbarrar em inúmeras dificuldades e a conhecer outros tantos impasses. Parecia que as ditas soluções infalíveis e definitivas afinal operavam por uma espécie de fingimento de que a raiz do problema desaparecera (ou que fora remetida para um lugar reservado e para uma condição inofensiva). Parecia que algumas dessas soluções eram mais problemáticas do que inicialmente se pensara – a distinção entre público e privado, por exemplo, ou a noção de “neutralidade” do Estado. Fosse como fosse, com relutância e até com perplexidade compreendeu-se que o problema teria de ser reaberto. Reaberto à discussão e à problematização intelectual plena e sem reservas, entenda-se.”
É neste contexto de reabertura do problema que a reflexão de Diogo Madureira deve ser compreendida. Para o Diogo Madureira tornou-se indispensável partir para esta viagem de redescoberta acompanhado por dois homens que nas últimas décadas levaram particularmente longe e fundo as meditações em torno deste tema: Jacques Maritain e Joseph Ratzinger, entretanto Bento XVI.