Enfrentar o desemprego nos Grupos de Interajuda Social
Desempregados juntam-se e GIAS – grupos de Interajuda Social – arrancam um pouco por todo o país. Este é um trabalho no qual a Cáritas tem colocado muito do seu empenho e isto entende-se pelo facto de o desemprego ser hoje o principal motivo de empobrecimento das famílias portuguesas. O isolamento é uma das consequências desta situação. A pessoa confrontada com o desemprego tende a sentir-se excluída e fecha-se nas suas dificuldades.
Conhecedora desta realidade a Cáritas decidiu avançar com o projeto GIAS. Este projeto promove a constituição de grupos que sejam lugar de encontro entre pessoas a viver a realidade do desemprego. Isabel Cordovil é a pessoa que, a nível nacional, está a dinamizar este projeto. Convidada pela Cáritas Portuguesa para assumir este trabalho, esta psicóloga com uma experiência profissional muito marcada pelo mundo do trabalho, acredita que projetos como este são motores de arranque para que no conjunto se encontrem e potenciem capacidades.
Em Portugal existem atualmente algumas experiências que têm contribuído para a melhor estruturação destes grupos. A Cáritas Diocesana de Leiria-Fátima, arrancou com este trabalho no início de janeiro e a Cáritas Setúbal está também, no Centro Paroquial Pe. Ricardo Gameiro são algumas destas experiências que estão a acontecer no terreno.
Saber mais sobre os GIAS