Acompanhar e organizar desafios para uma melhor ação
Acompanhamento, desenvolvimento e organização dos serviços são os pilares da reflexão que está a decorrer em Setúbal onde a Cáritas acolhe o Fórum de Desenvolvimento Institucional da Cáritas Europa. Erny Gillen, presidente da Cáritas Europa, abriu os trabalhos recordando os apóstolos Pedro e Paulo e a forma como a Igreja tem na sua identidade diferentes formas de evangelizar e de estar ao serviço dos outros. Fazer desta diversidade um serviço organizado em rede é o desafio que se coloca cada vez mais e a Cáritas, em Portugal e na Europa, está atenta a este desafio.
Presente na abertura dos trabalhos esteve D. Gilberto Canavarro Reis. O Bispo da Diocese alertou os participantes deste Fórum para a necessidade de se encontrarem novas respostas que visem uma plena integração para os mais pobres, independentemente da natureza da sua pobreza.
Neste Fórum participam 75 participantes, representando diferentes Cáritas da Europa. Trata-se de mais uma etapa num trabalho que tem vindo a acontecer nos últimos anos com vista ao melhoramento da ação da Cáritas nos seus diferentes níveis de atuação.