Grupos Paroquiais de Ação Social
O programa “+Próximo” tem já disponível mais um módulo de formação. Com o título “Grupos Paroquiais de Ação Social (GPAS)” este módulo aborda as temáticas relacionadas com a atuação nos grupos locais de ação social. Procura corresponder à necessidade de clarificar o que é exatamente um GPAS, como surge e como se mantem ativo numa comunidade paroquial. Estes grupos são atualmente uma das respostas locais às consequências da crise económico-financeira.
São muitos os que procuram as comunidades paroquiais na procura de uma resposta para as suas dificuldades e, por isso, é cada vez mais importante que estes grupos tenham condições, a todos os níveis, para dar o devido acolhimento a quem os procura. A Cáritas tem noção das exigências e, por isso, a formação dos agentes da pastoral social é, atualmente, uma prioridade.
O módulo é composto por 7 capítulos: a Paróquia; O que é um Grupo Paroquial de Ação Social (GPAS); Como nasce um GPAS; Como cresce um GPAS?; Como floresce (e frutifica) um GPAS; Como animar um GPAS; Desafios. O texto de base para a elaboração do módulo é da autoria de Isménia Silva e de Filipe Pinto, da direção da Associação Leigos para o Desenvolvimento, e, à semelhança dos restantes módulos deste programa, os recursos pedagógicos são da autoria de Joana Martins.
Este módulo que foi apresentado no início do mês de outubro, em Fátima, é o quinto módulo a ser disponibilizado no programa “+Próximo” que tem já quatro módulos disponíveis: Ação Social na Paróquia; Eclesiologia; Atendimento de Proximidade; Doutrina Social da Igreja. O próximo módulo a ser trabalhado irá incidir sobre Voluntariado.