Peregrinação dos Migrantes e Refugiados
D. António Francisco dos Santos, bispo da Diocese do Porto, preside este ano à peregrinação internacional de agosto, no Santuário de Fátima. Esta é uma ocasião que tradiocnalmente congrega na Santuário milhares de peregrinos que neste dia integram também a Peregrinação dos Migrantes e Refugiados, uma organização da Obra Católica Portuguesa de Migrações (OCPM), no contexto da 42.ª Semana Nacional de Migrações (10 a 17 de agosto de 2014).
D. António Francisco dos Santos destacou, em conferência de imprensa, o esforço daqueles que tiveram de abandonar o país em busca de um futuro melhor. “Eles merecem o respeito dos portugueses, o respeito dos cristãos, a nossa solicitude e a nossa partilha fraterna, merecem a nossa oração, não apenas por eles mas com eles”. “Portugal não seria o país que é sem os emigrantes de ontem, Portugal não vencerá as dificuldades e os desafios que tem pela frente sem os emigrantes de hoje”, sustentou.
O Santuário de Fátima enche-se, por estes dias, de milhares de emigrantes portugueses, provenientes dos mais variados países e continentes, que aproveitaram as férias de verão para regressar a casa e estar com os seus familiares e amigos. “Os emigrantes portugueses que saíram para tantos países do mundo e os que estão em Portugal encontram nestes momentos de peregrinação uma ocasião de se reencontrarem na sua fé, de a fortalecerem e também de retomarem ânimo pelo seu caminho a percorrer”, salientou também o bispo do Porto.
Tamnbém por esta ocasião o Santuário de Fátima, através do bispo da dioceses, D. António Marto, anunciou o envio de um donativo de 15 mil euros para apoiar a população cristã do Iraque, denunciando o “extermínio” das minorias e a “tragédia” humana no país. Este donativo vai ser enviado, através da Cáritas Portuguesa, para a Caritas Internationalis que está a acompanhar esta população.
(Fonte: Agencia Ecclesia)