Projeto “Franchising Social” apresentado em Coimbra
Trata-se de um projeto que tem por objetivo dar uma oportunidade aos desempregados de longa duração para a criação de micro-negócios e atividades por conta própria ou a replicação em Portugal de boas práticas e também de experiências piloto realizadas em toda a Europa.
“O objetivo é promover a inclusão social pela via do empreendedorismo, por forma a autonomizar financeiramente pessoas em situação de desemprego”
Critério imprescindível para a concretização dos projetos apresentados é “a viabilidade de ideias e as condições de sustentabilidade”. Neste momento a Cáritas está a negociar linhas de financiamento que possam assegurar a concretização dos projetos apresentados.
Na primeira apresentação pública do projeto “Franchising Social potenciado pelo Marketing Social” esteve José Silva Peneda, Presidente do Conselho Económico e Social, que sublinhou a importância da economia social: “temos que olhar para este sector como estando na primeira linha para atacar os problemas sociais mas também e muito pela sua importância na economia e na criação de emprego”.
Economia social representa mais de 55 mil entidades em termos de emprego é mais de 5% do emprego em Portugal.