Recomeços, família e alimento para todos
“Setembro é sempre um bom mês para recomeços. Passou muita coisa. Passou o verão e passaram expectativas. Passaram as praias e o mar. Passaram muitas imagens de guerra. No médio-oriente e no leste europeu. Passaram dificuldades e aflições. Passaram doenças. Sofrimento, interrogações, cansaços. Alegrias, esperanças.
Umas passaram mesmo; outras perduram. Aumentam até. Recomeçar é saber discernir.” É com esta palavras, sob o titulo “Apreciar” que o Pe. José Manuel Pereira de Almeida saúda os leitores no seu editorial do número 5 da revista Cáritas, já disponível.
A revista olha, de forma particular para o tema da família, num artigo do jornalista Miguel Marujo, onde se faz uma visita a este momento de preparação para este momento da Igreja, esperado com alguma expectativa. Num exercício de grande liberdade e em descontração várias crianças são convidadas a partilhar aquilo que pensam sobre alguns temas e o resultado é um conjunto de fotografias sorridentes com mensagens importantes.
Também a campanha internacional “uma só família humana, alimento para todos” tem espaço no número de setembro. Um texto do chefe Hélio Loureiro desafia a olhar os alimentos “como devemos olhar para o próximo”.