Consequências humanas da crise na europa
A Cáritas Portuguesa acompanha o lançamento do relatório desenvolvido pela Cáritas Europa, sobre o impacto da crise na Europa. O relatório que tem como tema: ”Consequências humanas da crise na europa”, será apresentado amanhã, em Atenas (10:00 locais). Trata-se de um estudo sobre o impacto da crise e das medidas de austeridade na vida das pessoas, com especial atenção aos países particularmente afetados como é o caso de Chipre, Grécia, Irlanda, Itália, Portugal, Roménia e Espanha.
Esta é a segunda edição deste relatório anual que pretende fazer uma análise aprofundada sobre o impacto das políticas que estão atualmente a ser implementadas em diferentes países da União Europeia que são os mais afetados pela situação de crise e os seus efeitos na vida das pessoas. Nele descrevem-se os efeitos humanos das medidas de austeridade e documenta-se o crescente número de pessoas que enfrentam situações de pobreza e exclusão social. O relatório, que será lançado em Atenas, destaca como a crise tem afetado os serviços sociais e de saúde.
“Acreditamos que este relatório pode contribuir para uma maior consciência do impacto da crise sobre os grupos de pessoas mais vulneráveis. Ele confirma os alertas que a Cáritas tem deixado para que se encontrem soluções políticas alternativas. Os políticos têm alternativas nas decisões e medidas que devem ser tomadas e têm a responsabilidade de atenuar os piores efeitos da crise nestas camadas da população”, diz Jorge Nuño Mayer, Secretário-Geral da Caritas Europa.
Depois desta apresentação na Grécia o relatório será também apresentado nos diferentes países entre eles em Portugal, em data a determinar.
Mias informações em Cáritas Europa