Pastoral Social: Desafios do Papa Francisco
“Uma estrada de sentido obrigatório para todos nós”. Foi com estas palavras que D. Jorge Ortiga, presidente da Comissão Episcopal da Pastoral Social e Mobilidade Humana, abriu os trabalhos do último encontro da Pastoral Social, que aconteceu em Fátima, entre os dias 9 e 11 de setembro.
D. Jorge Ortiga referia-se desta forma ao caminho de proximidade que o Papa Francisco à Igreja na exortação apostólica “Alegria do Evangelho”. Este mesmo texto foi guião de reflexão para todos os participantes nestas jornadas da Pastoral Social que tiveram como tema central “A Dimensão Social do Anúncio do Evangelho – Desafios do Papa Francisco”.
Este é um espaço que congrega os agentes da pastoral, ao nível nacional e que aqui foram desafiados a fazer uma leitura do pensamento social do papa Francisco à luz do texto “Alegria do Evangelho”. Pela participação ativa e entusiasmada dos participantes, o encontro revelou-se de grande importância para a missão pastoral dos que, nas comunidades cristãs, em instituições caritativas da Igreja e mesmo de cristãos que, apesar de ainda não estarem comprometidos com a ação organizada da caridade da Igreja, saíram com a convicção determinante de se virem a envolver no serviço aos pobres.
Em forma de Conferência ou de Painéis foram tratados temas como: o pensamento económico e social do Papa Francisco; Confissão da fé e compromisso social; Unidos a Deus, ouvimos o clamor dos pobres; A inclusão social dos pobres; O bem comum e a paz social; Bem-aventurados os portadores de brechas porque deixarão passar a luz; O diálogo social como contribuição para a paz; Encorajar os cristãos a manifestar a dimensão social do Evangelho.
Como traço comum a todas estas intervenções evidencia-se a urgência das comunidades cristãs assumirem um papel participativo de proximidade que as permita repensar as práticas, inovar nas respostas mas, também, assumir um compromisso social que sejam denuncia das desigualdades e promotoras da dignidade humana.