Campanha de apoio a crianças e jovens refugiados do conflito na Síria
A Cáritas Portuguesa, depois de um apelo feito pelo antigo Alto Representante das Nações Unidas para a Aliança das Civilizações, Dr. Jorge Sampaio, está a organizar uma campanha de recolha de roupa quente para enviar para as crianças sírias refugiadas nos países vizinhos da Síria.
Devido às baixas temperaturas sentidas nestes países muitas destas crianças estão a ter dificuldade em aguentar o Inverno. Já há, inclusivamente, o relato de algumas mortes devido a esta situação. Um exemplo destas dificuldades é bem recente. No dia 12 de Fevereiro de 2015 o campo de refugiados sírio, na região de Bekaa, no Líbano, foi fustigado pela tempestade Yohan. Durante a noite as temperaturas desceram até aos -6 graus.
A Cáritas do Líbano identificou como necessário, para os refugiados, roupas quentes de Inverno e sapatos. Foram vistas muitas crianças descalças. De acordo com dados oficiais, dos quase 4.000.000 de refugiados, dos quais aproximadamente metade são crianças, somente 400.000 estão em campos de refugiados. Ou seja, cerca de 3.600.000 vivem fora dos campos de refugiados. Destes refugiados, cerca de 1.300.000 têm abrigos sem qualidade, sendo apoiados durante os meses mais frios de Inverno pelas organizações de ajuda humanitária. No entanto, no total, mais de 2.400.000 de refugiados necessitam de bens de apoio para se prepararem para o Inverno, tais como abrigos, aquecimentos, combustível e vestuário quente, pois cerca de 90% dos refugiados que se abrigam nos países vizinhos da Síria não têm bens essenciais como roupa ou cobertores. Não poderíamos ficar indiferentes!
Após contacto com o Alto Comissário das Nações Unidas para os Refugiados, que garantiu que a roupa chegaria a quem dela mais necessita, a Cáritas Portuguesa está a mobilizar os recursos da rede Cáritas, em todo o território nacional, para executar esta campanha entre os dias 18 e 25 de Fevereiro de 2015.
A Cáritas Portuguesa, com a colaboração dos seus parceiros, está a envidar todos os seus esforços e energias para que esta campanha seja bem-sucedida.