1 ano de projeto “Criactividade”
No próximo dia 30 de junho, às 14:30, na Sociedade de Geografia de Lisboa, a Cáritas Portuguesa apresenta publicamente os resultados do projeto “CRIA(C)TIVIDADE – O Franchising Social potenciado pelo Marketing Social”. Trata-se de um trabalho realizado durante o último ano e meio com o financiado pelo POAT/FSE – Programa Operacional de Assistência Técnica/Fundo Social Europeu (ainda no âmbito do período de programação do QREN) e com o apoio técnico-científico da IPI Consulting Network.
Preocupada com a questão do desemprego em Portugal, uma das principais causas de empobrecimento da população nos últimos 6 anos, a Cáritas Portuguesa abraçou este projeto que tinha como objectivo apoiar a autonomização financeira de pessoas que, em situação de desemprego ou de vulnerabilidade, pretendessem criar o seu próprio negócio. Este apoio traduziu-se no aconselhamento e acompanhamento técnico das propostas apresentadas para a criação de novas empresas e, também, na contribuição para que pequenos negócios, já existentes, pudessem ultrapassar situações económicas difíceis
O projeto “CRIA(C)TIVIDADE”, ao longo deste ano e meio, recebeu mais de um milhar de contactos/candidaturas e reuniu com mais de centena e meia de pessoas. Desenvolveu estratégias e mecanismos diversificados para apoiar estes potenciais empreendedores dotando-os, numa primeira fase, de ferramentas úteis para a criação e o desenvolvimento das suas ideias de negócio (disponíveis no site de internet do projecto, em https://www.caritas.pt/criactividade/) e encaminhando-os, posteriormente, para possíveis soluções de financiamento como, por exemplo, o microcrédito ou o Crowdfunding.
Na sessão de encerramento vão estar representados alguns do negócios que foram alvo deste projeto e contará, igualmente, com a participação do professor Adriano Moreira que irá apresentar uma reflexão sobre “A relação entre o progresso tecnológico e a pobreza”.