A comunicação como ferramenta para a ação
A Cáritas Europa organizou, no final do mês de maio, em Veina de Áustria, o Fórum Advocacy e Comunicação. Esta ação de formação, na qual a Cáritas Portuguesa esteve presente, reuniu 79 peritos de 34 organizações da Caritas em toda a Europa e representantes da Caritas Internationalis. O evento, de 3 dias, teve lugar no Hotel Magdas, um projeto social inovador da Caritas Viena, e o programa contou com várias sessões mistas de informação e partilha de boas práticas, diferentes oficinas práticas e a visita a projetos sociais.
Para dar início ao evento, Cáritas Europa convidou Mons. Robert Vitillo, chefe da delegação da Caritas Internationalis na ONU, em Genebra, cuja intervenção abordou “Os Sinais dos Tempos, à luz do Pensamento Social Cristão”. Mons. Vitillo explicou que ao pensar a sua intervenção, recorreu às palavras do Papa Francisco, ao Corpo Diplomático acreditado junto da Santa Sé; “Nesse discurso, eu encontrei uma análise profunda e comovente dos males que agridem o mundo de hoje”, disse Mons. Vitillo; “Não foi baseado em dados macroeconómicos ou na opinião de analistas políticos, mas foi enraizada nas esperanças e sonhos, as alegrias e dores das pessoas criadas à imagem de Deus”.
Na sua intervenção Mons. Robert Vitillo apresentou os próximos desafios políticos, económicos e sociais globais que Cáritas Europa terá de enfrentar: a guerra; acesso aos cuidados de saúde universal; a percepção negativa da migração; trabalho; preservação da família como célula básica da sociedade; erradicação da pobreza e da fome; e por último mas não menos importante, o combate às alterações climáticas.
Este Fórum, em jeito de ação de formação, traduziu-se numa ferramenta de capacitação para que todas as Cáritas, ao nível europeu, possam tirar proveito dos instrumentos de comunicação que estão ao seu alcance não apenas para a ação que realizam no trabalho em terreno mas também, e muito, na forma como podem exercer influencia junto dos decisores políticos.