Cáritas de Portugal e Líbano juntas no apoio a refugiados
Eugénio Fonseca, presidente da Cáritas Portuguesa esteve recentemente de visita ao Líbano. Num país onde um em cada quatro habitantes são estrangeiros, Eugénio Fonseca ficou a conhecer melhor o trabalho e estrutura da Cáritas local, concretamente do seu projeto de apoio aos cerca de dois milhões de refugiados e mais de trezentos mil migrantes.
Numa das zonas onde se encontram mais refugiados, junto à fronteira com a Síria – Vale de Bekka – a Cáritas Portuguesa visitou Zahlé, cidade onde, no próximo ano, vai desenvolver um projeto que resulta do protocolo assinado recentemente entre os presidentes da Cáritas Libanesa e da Cáritas Portuguesa, em Beirute, que estará integrado no no âmbito do Programa “PAR Linha da Frente”.
Este projeto tem como objetivo apoiar 930 pessoas, entre refugiados sírios e iraquianos e algumas famílias libanesas, de forma a promover a sua estabilidade e dignidade, através da assistência humanitária em duas áreas fundamentais: alimentação e cuidados de saúde.
“O acordo que foi assinado com a Cáritas Portuguesa é o primeiro passo para outras iniciativas, para tentar um serviço mais completo diante das necessidades que são emergentes e para dar um sorriso às pessoas que perderam esse sorriso por consequência da guerra e o aumento de deslocados e migrantes”, referiu Paul Karam, presidente da Cáritas do Líbano.