Encerramento da Campanha “Uma só família humana, alimento para todos”
A Cáritas Portuguesa, à semelhança de todas as Cáritas no mundo, celebrou hoje o encerramento da campanha “Uma só família humana, alimento para todos”, numa Eucaristia, presidida por D. José Traquina, na Igreja de Santa Isabel.
Esta campanha, lançada em dezembro de 2013, foi a primeira campanha global da confederação Cáritas e teve como objetivo consciencializar a população mundial para a importância das questões relacionadas com a alimentação, mas sobretudo, alertar os grandes líderes mundiais para esta realidade.
Realidade que nos mostra que atualmente ainda existem perto de mil milhões de pessoas a sofrer com a fome no mundo e que, simultaneamente, existem recursos suficientes na Terra, que geridos de forma justa e partilhados por todos, seriam suficientes para alimentar toda a população.
Embora a cerimónia tenha assinalado o encerramento desta campanha, o seu objetivo final está longe de ser cumprido e é por isso que continuaremos, noutra perspetiva, a dar continuidade à luta para acabar com a fome no mundo.
O Presidente da Cáritas Portuguesa, Eugénio Fonseca, referiu que embora muitos dos objetivos não tenham sido atingidos, “juntos conseguimos grandes mudanças”, considerando como a mais fundamental, o reconhecimento do direito à alimentação como um direito humano fundamental, que continua hoje a ser considerado, no quadro internacional, como um dos mais fundamentais objetivos de desenvolvimento sustentável – a fome zero.
D. José Traquina lembrou, por fim, que “celebrando a sua memória [de Jesus Cristo] no pão partido sobre o altar, ficamos mais comprometidos no pão a repartir para que o mundo seja mais justo”, e que, nesse sentido, “não podemos ser indiferentes, não podemos ficar indiferentes”.