Jornada de Oração pela Paz
A Cáritas Portuguesa adere à iniciativa da Fundação Ajuda à Igreja que Sofre que no próximo dia 25 de janeiro promove uma Jornada de Oração pela Paz. São tantos os países ameaçados pelo terrorismo, onde os Cristãos são perseguidos, onde os fanatismos querem impedir a liberdade religiosa. Acreditamos que é preciso dizer ao mundo que a Paz é o bem mais precioso e que nenhum mal conseguirá vencer o poder da oração.
Apesar do potencial de transformação em cada um e cada uma, nem sempre conseguimos dar resposta a tudo e temos de confiar as nossas vidas nas mãos de Deus. O que está a acontecer às pessoas no Iraque, na Síria, na Nigéria, mesmo na França, e em tantas partes do mundo levou a Cáritas Portuguesa a associar-se a esta iniciativa.
Esta é a nossa resposta contra o terrorismo, a perseguição aos Cristãos, os fanatismos contra a liberdade religiosa. E rezemos, como pediu o Papa Francisco, pelos que realizam, em todo o mundo, atos de violência, de terror, “para que Deus lhes possa mudar o coração”. A presença de cada um de nós é necessária, torna-se única, e será certamente, decisiva.
No mesmo dia, em todo o país, paróquias, congregações, grupos de oração, movimentos e famílias cristãs são convidadas a rezar por esta intenção e pedir o Dom da Paz pela intercessão da Nossa Senhora de Fátima.
Foi escolhido o dia 25 de Janeiro por ser Domingo, festa da Conversão de São Paulo, de perseguidor a apóstolo das nações. O dia 25 de janeiro é também o dia que assinala o fim do Oitavário de Oração pela Unidade dos Cristãos.
Em Lisboa, a iniciativa acontece na Igreja de S. Domingos com a seguinte:
17:00 – Oração do Terço
18:00 – Celebração Eucarística
{phocadownload view=file|id=19|target=s}