Mais proximidade para maior envolvimento
O mais recente módulo de formação do programa “+Próximo”, da Cáritas Portuguesa, aborda a temática do “Voluntariado de Proximidade”. A apresentação aos formadores aconteceu no início do mês, em Fátima, onde se juntaram 60 pessoas que integram as equipas locais de animação da pastoral social, empenhados na ação socio caritativa das suas comunidades paroquiais.
Este é o sexto módulo deste programa que tem como objetivo o reforço de competências dos agentes da animação pastoral, a criação e animação de grupos em comunidades paroquiais e a promoção da cooperação entre diferentes organismos e movimentos de ação social. Para este modulo sobre voluntáriado contribuiu o conhecimento e experiência na ação social do antigo presidente da Cáritas, Acácio Catarino, mas é também o resultado de um conjunto de encontros e de um inquérito feito às dioceses e do qual resultou um trabalho que procura ir ao encontro da realidade e das expectativas.
Para além da grande adesão das cáritas diocesanas este módulo representa mais um passo num trabalho nacional, promovido pela Cáritas Portuguesa, que representa uma grande mais valia na relação entre grupos locais mas, também, entre dioceses. Entre os participantes desta sessão de apresentação do novo conteúdo destaca-se como positivo, por um lado, a possibilidade de ajudar os grupos, através da formação, proporcionando-lhes uma fonte de recursos e de competências. Por outro, vem dar fundamentação ao trabalho que fazem e à constituição dos grupos. Trata-se de um trabalho que vem ajudar “a criar uma relação de proximidade entre os grupos de ação social nas respectivas dioceses. Isto dá aos grupos maior confiança no seu trabalho que é suportado e retificado pela própria diocese”, afirma Inês Pereira da Cáritas Diocesana de Lisboa, uma das dioceses envolvidas neste trabalho.