Maria Jesus Barroso: mulher que respirava justiça
Maria de Jesus Barroso foi uma mulher de causas e de dedicação aos outros. Mulher de coragem deve ser sempre lembrada pela sua intervenção na luta pela democracia e na defesa da cultura nacional. Como mulher de fé, deu sempre testemunho cristão por onde passou e na qualidade de presidente da Fundação Pro Dignitate revelou o seu empenho e dedicação ao Bem Comum.
Será recordada pela Cáritas Portuguesa pelo seu trabalho na defesa dos direitos humanos, pela sua ação na educação dos mais novos, desenvolvendo e apoiando projetos de estímulo à escolaridade e no estabelecer de pontes entre organizações dando voz à luta pelas causas de prevenção da violência.
Da sua relação pessoal com Maria Jesus Barroso, Eugénio Fonseca, presidente da Cáritas Portuguesa recorda “a mulher que respirava justiça e liberdade, a insigne cidadã de Portugal e do mundo em cuja alma tinha profundos anseios por uma humanidade mais fraterna. Por estas causas combateu o bom combate, sem nunca baixar os braços. Que descanse agora em paz. Ficará, indelevelmente, no coração dos que continuam a cerrar as mesmas fileiras.”